LIGUE AGORA
213 903 791

atendimento
9h as 13h e 14h as 18h

Saiba qual a diferença entre os sistemas de cores CMYK, RGB e Pantone

Ao desenvolver uma arte final para impressão, existem vários fatores que deve ter em considerarção: o design, o tipo de suporte, a gráfica que vai imprimir e também, quais os custos associados. No entanto, há mais uma coisa que tem de adicionar a essa lista de precauções, o sistema de cor, se CMYKRGB ou Pantone.

Quais os sistemas de cores que existem?

Com o surgimento de novas tecnologias, foram criados ao longo dos anos vários tipos de sistemas de cores, porém, a maior parte foi menosprezada. Atualmente os padrões mais comuns são:

  • RGB (digital, web)
  • CMYK (impressão digital)
  • Pantone (impressão offset)

O que é o RGB?

sistema de cores rgb

O RGB é um sistema de cores aditivo utilizado em dispositivos eletrónicos como televisões, monitores e smartphones. As três letras significam as suas cores primárias, vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue). A sua escala de cores é maior do que o CMYK e menor do que o Pantone.

Mas o que é sistema aditivo?

É um sistema que adiciona cores para formar novas cores, independentemente da luz externa.

Por exemplo, se quiser criar a cor amarela, basta combinar verde e vermelho. Se quiser criar a cor azul claro, adicionaria verde ao azul. Obviamente, é um pouco mais complicado do que parece e os monitores sabem exactamente como combinar essas cores em quantidades variáveis para garantir que obtenha a cor desejada.

Todas as cores RGB possuem representações numéricas que são comuns em softwares como Photoshop e Corel. Essas representações são formadas por três números que variam entre 0 e 255.

Confira alguns exemplos:

  • Branco: 255, 255, 255
  • Azul: 0, 0, 255
  • Vermelho: 255, 0, 0
  • Verde: 0, 255, 0
  • Amarelo: 255, 255, 0

RGB é o sistema de cores padrão na maioria dos equipamentos digitais, pois oferece uma ampla selecção de cores. Ao combinar as cores primárias (vermelho, verde e azul) em quantidades variáveis, obtém qualquer cor com grande precisão. A maioria dos programas de edição de fotos usa RGB como padrão, e é por isso que precisa ser extremamente cuidadoso ao desenvolver a arte final para impressão.

O que é o CMYK?

sistema de cores cmyk

O CMYK é um sistema de cores utilizado não só em impressoras e fotocopiadoras, como também em gráficas. A sigla representa as suas cores primárias, Cyan, Magenta, Yellow e Black. A partir da mistura destes pigmentos é possível reproduzir a maioria das cores do espectro.

Curiosidade: A letra K é usada para representar o preto porque a chapa que continha a cor preta, antigamente, era chamada de “Key plate” (chapa chave), pois ela continha, geralmente, as informações mais importantes. Além disso, o padrão RGB já utilizava a letra “b” (Blue).

No CMYK há dois tipos de pretos:

  • Preto puro/simples: somente o preto
  • Preto composto: mistura de amarelo, cyan, magenta e preto

Com o preto composto a impressão demora mais para secar, pois a tinta fica mais grossa devido à mistura das cores. Além disso, é preciso cuidar com o papel, pois os papéis mais frágeis tendem a rasgar com impressões muito carregadas com preto composto.

Existe alguma vantagem em usar preto composto?

Depende da sua impressora. Algumas impressoras conseguem dar mais intensidade ao preto composto, e o resultado é este:

diferença entre preto puro e composto

O que são os Pantone?

A Pantone é uma empresa especializada em combinações de cores para artes gráficas. O sistema de cores da Pantone se baseia na mistura de diversos pigmentos para criação de cores especiais, inclusive cores metalizadas. Esse sistema foi desenvolvido e padronizado ao longo dos anos, e tornou-se uma referência no mercado de cores.

A tabela de cores Pantone possui uma gama muito maior que o RGB e o CMYK. Converter Pantone em CMYK é trabalhoso e caro, pois é preciso usar softwares especiais.

Quais as diferenças entre o CMYK e o RGB?

cmyk ou rgb

A principal diferença entre os sistemas de cores CMYK e RGB é a forma como eles interagem com a luz. O RGB emite a sua própria luz e forma cores a partir do vermelho, verde e azul, podendo, em quantidades variáveis dessas cores acabar na cor branco (ou seja, a combinação mais pura). Por isso o RGB é utilizado em monitores e televisões.

É essa capacidade de adicionar novas cores que faz com que o RGB possua uma escala de cores maior.

Já o CMYK não emite luz, e sim, absorve. Por isso, ao invés de adicionar cores, ele subtrai as quantidades necessárias de cada cor primária (cyan, amarelo, magenta e preto) para formas novas cores, tornando as cores mais escuras. Essa limitação na escala CMYK pode transformar completamente as cores exibidas no monitor.

Qual dos sistemas de cor devo utilizar: RGB ou CMYK?

Esta é a derradeira pergunta que confunde a maior parte dos aspirantes ao design e até mesmo alguns designers. Isto vai depender da finalidade do que se está a desenvolver. Se é para mídias digitais, use o RGB. Se o projeto é para suportes físicos que envolve impressão, o ideal é desenvolver o design em CMYK para evitar surpresas.

Algumas dicas de impressão que podem ajudar:

  • Ajuste as cores: Depois de converter os arquivos para CMYK será preciso fazer ajustes nas cores, pois as cores podem perder brilho ou ficar com aspecto acinzentado;
  • Mexa na saturação: Alterar as configurações de saturação da imagem pode ajudar no ganho de cores vibrantes;
  • Tenha atenção ao papel: Nas impressoras jato de tinta o papel absorve a tinta e deixa as cores menos vibrantes. É preciso usar papéis com brilho para tornar as cores mais vivas.

Atenção: As dicas acima podem não funcionar para todos, pois algumas impressoras não conseguem resolver o problema de cores apáticas.

Como converter CMYK para Pantone no Illustrator?

  1. Selecione o elemento em CMYK que quer converter;
  2. Clique em “Edit” no menu superior;
  3. Clique em “Edit colors”;
  4. Clique em “Recolor with preset”;
  5. Clique em “1 color job”;
  6. Clique na caixa de seleção de “Library”;
  7. Selecione uma das opções “PANTONE+”;
  8. Clique em “Ok”, depois em “Ok” novamente.

Como converter CMYK para Pantone no Corel?

  1. Selecione o objeto CMYK;
  2. Clique na cor RGB, no canto inferior direito;
  3. Clique na caixa de seleção “Paleta”;
  4. Clique em “Biblioteca de cores”;
  5. Clique em “Exata”;
  6. Clique em “Pantone”, depois em “Pantone+”;
  7. Selecione “Solid coeated-V2”.

Como converter RGB para CMYK no Photoshop?

  1. Clique em “Image” no menu superior;
  2. Clique em “Mode”;
  3. Selecione “CMYK Colors”.

Como converter CMYK para RGB no Photoshop?

  1. Clique em “Image” no menu superior;
  2. Clique em “Mode”;
  3. Selecione “RGB Colors”.

Related Posts